É preciso pensar na quantidade de luz que realmente é necessária para cada ambiente. Alguns cômodos da casa pedem uma iluminação mais aconchegante e branda. Voltando a falar um pouco sobre a temperatura das lâmpadas, é preciso avaliar a temperatura delas em projetos luminotécnicos residenciais. Como falamos antes, a iluminação amarela passa a sensação de conforto, enquanto a branca nos deixa mais acordados e atentos.
- Para iniciar seu projeto de iluminação, você precisa listar qual a principal utilização do ambiente, mapear a disposição dos móveis e objetos, para então avaliar possibilidades de produzir diferentes efeitos.
- “Esse tipo de luminária transfere um visual ‘limpo’ no teto.”, afirma Ana.
- Ela inclui luzes embutidas, iluminação intradorso, iluminação direcionada, arandelas, lustres e pendentes.
- Portanto, é necessário conhecer bem cada lâmpada disponível no mercado antes de planejar a iluminação de um imóvel.
Conte com um profissional para fazer o projeto de iluminação, além de verificar a potência da lâmpada antes de comprá-la. A colocação da iluminação em qualquer casa é uma questão de preferência pessoal, no entanto, alguns layouts padrão tornariam o trabalho perfeito, sabendo como e onde colocar a iluminação em cada cômodo. Se você não tiver certeza de por onde começar, deixe as salas ditarem o layout.

Luminária De Mesa Retrátil
Considerado como item de iluminação de efeito geral, o lustre é ideal para valorizar os ambientes como peça de destaque. De acordo com as arquitetas do Studio Tan-gram, Claudia Yamada e Monique Lafuente, um erro comum que algumas pessoas cometem é exagerar na quantidade de pontos luminosos. “Já vimos casos em que o proprietário quer colocar lustres, luminárias de chão e abajures em um mesmo ambiente. Esse excesso acaba causando um efeito ruim”, explica Claudia Yamada. “Outro erro é não pensar no tipo de iluminação que o objetivo requer e no que ela acrescenta à decoração. Com isso, o ambiente pode ficar menos acolhedor sem iluminar o que realmente precisa”, diz Monique.

Iluminação Da Casa: Quais As Melhores Lâmpadas Para Cada Ambiente?
Além de uma luz geral, você pode iluminar mesas de centro e laterais com pendentes e abajures. Spots poderão direcionar a luz para quadros e outros objetos decorativos. Evite iluminar sofás e pufes com luz direta para que as pessoas não fiquem desconfortáveis. “Observamos uma forte influência do minimalismo e do estilo industrial de maneira sofisticada na iluminação e acreditamos que esta é uma tendência que deve perdurar por mais alguns anos. Luminárias que não expõem diretamente de onde vem a luz — recursos de luz difusa ou rebatida — também tendem a ganhar espaço na decoração”, comentam Claudia Yamada e Monique Lafuente. A iluminação artificial é responsável por cerca de 20% do consumo total de uma casa.
Para isso, vale apostar em uma mescla entre peças embutidas e sobrepostas. Ainda falando sobre os tipos de iluminação de acordo com o ambiente, chegamos ao home office. Apesar de ser sempre uma boa pedida investir em luzes brancas no local de estudo e trabalho, você pode usar luzes quentes em abajures e luminária de mesa. https://tinyurl.com/2fxmbm6u não só a estética dos espaços, como pode influenciar em vários aspectos das nossas vidas, como a produtividade, concentração, inclusive, nas horas de descanso e funcionalidade dos cômodos. A cozinha é um dos locais que mais necessitam de uma boa iluminação, principalmente por ser um lugar da casa que exige muito da nossa criatividade. A visibilidade geral é importante, mas como é preciso enxergar bem os alimentos e evitar acidentes, uma boa pedida é ter pendentes ou spots sobre a bancada de trabalho, com lâmpadas de temperatura de cor branca (6.500k).